-
Arquitetos: Pracownia Projectowa Jakub Sucharski
- Área: 700 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Kuba Szopka, Jakub Certowicz
-
Fabricantes: Aluprof, Antonio Lupi, AutoDesk, Brokis, Ceadesign, Dedon, Delta Light, Gaggenau, Poliform, Rimadesio, Sky-Frame, Swisspearl, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Herba está localizada entre uma área de preservação de um manancial e uma zona de preservação do centro histórico da cidade de Torun, dialogando entre a natureza e a civilização. A casa foi dividida em duas partes, a primeira é um volume preto com uma cobertura de duas águas. Esta parte da casa foi adaptada a identidade do bairro, após consulta ao órgão de preservação, responsável pelo contexto do local.
Nesta fachada, a casa se fecha para a rua, abrigando a garagem, área de serviço e áreas técnicas. A segunda parte é um volume de vidro, com terraços e uma cobertura plana, localizado à beira do rio.
Em contrapartida, neste setor, a casa foi direcionada à vista do manancial preservado, e abriga uma área de estar com cozinha, suítes, sauna e uma sala de ginástica, além dos quartos de criança. A conexão dos setores se encontra entre o volume preto e a caixa de vidro. Uma das premissas do projeto, foi a ideia de tornar os limites entre o interior da casa e os arredores diluidos, exceto o lado da rua.
Por esta razão, a casa possui vários pequenos jardins internos, que se integram ao interior da casa, ao utilizar os mesmos materiais de acabamento. Uma das estratégias foi a substituição dos peitoris por floreiras, bem como a utilização do piso de madeira no interior e exterior das janelas, que por sua vez possui perfis ocultos.